quarta-feira, 22 de julho de 2009

ARTE EM RESSENTIMENTO POP


Recebi uma carta de rompimento.

E não soube respondê-la

Era como se ela não me fosse destinada.

Ela terminava com as seguintes palavras “Cuide de você”.

Levei essa recomendação ao pé da letra.

Pedi a 107 mulheres, de acordo com a profissão, para interpretar a carta.

Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar. Responder por mim.

Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper.

Uma maneira de cuidar de mim.

- Sophie Calle.



Já faz muito tempo, desde que comecei a estudar o cenário performático feminino e a arte que se funde com a vida e suas experiências, o privado que se torna público e a geração que se apropria do poder da obra para “resolver” questões pessoais que tomei conhecimento da Sophie Calle.
Tive um contato maior com seu trabalho na última Bienal, com o seu trabalho “La Filature”.

Ultimamente Sophie Calle tem me provocado sustos. Dos bons.

Seu último trabalho (Cuide de você) virá para o Sesc Pompéia. De um pé na bunda virtual, Sophie Calle levanta com a ajuda do seu ofício e transforma sua dor pessoal em arte. Deixou de se lamentar e enviou a carta do namorado para 107 mulheres, gravando em vídeo a reação de atrizes, cantoras, bailarinas, tarólogas, DJs, palhaças, advogadas e até sua excêntrica mãe ao ler a telegráfica dispensa amorosa. Entre as celebridades que aparecem no vídeo estão as atrizes Jeanne Moreau, Maria de Medeiros e Victoria Abril, que dá um conselho de mulher madura para Sophie: “Esqueça isso e me deixe dormir”, diz, enrolando-se nos lençóis e rindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário