sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fala comigo doce como a chuva... Se não fosse o mel que trago já teria ficado azedo.

LOVE



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BJORK

Lançamento de Voltaic – o novo disco da islandesa Björk.

Trata-se de uma tour de force envolvendo 2 DVDs da turnê do último disco Volta, com shows na França e na Islândia e todos os seus videoclipes, outros 2 CDs gravados ao vivo no estúdio em Londres, com músicas de quase todos os seus discos (exceto o primeiro, Debut) e ainda versões paralelas em vinil e outras mídias combinadas.

VOLTAIC - BJORK - ART



quinta-feira, 23 de julho de 2009



GRAFFITI BANKSY


quarta-feira, 22 de julho de 2009

ARTE EM RESSENTIMENTO POP


Recebi uma carta de rompimento.

E não soube respondê-la

Era como se ela não me fosse destinada.

Ela terminava com as seguintes palavras “Cuide de você”.

Levei essa recomendação ao pé da letra.

Pedi a 107 mulheres, de acordo com a profissão, para interpretar a carta.

Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar. Responder por mim.

Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper.

Uma maneira de cuidar de mim.

- Sophie Calle.



Já faz muito tempo, desde que comecei a estudar o cenário performático feminino e a arte que se funde com a vida e suas experiências, o privado que se torna público e a geração que se apropria do poder da obra para “resolver” questões pessoais que tomei conhecimento da Sophie Calle.
Tive um contato maior com seu trabalho na última Bienal, com o seu trabalho “La Filature”.

Ultimamente Sophie Calle tem me provocado sustos. Dos bons.

Seu último trabalho (Cuide de você) virá para o Sesc Pompéia. De um pé na bunda virtual, Sophie Calle levanta com a ajuda do seu ofício e transforma sua dor pessoal em arte. Deixou de se lamentar e enviou a carta do namorado para 107 mulheres, gravando em vídeo a reação de atrizes, cantoras, bailarinas, tarólogas, DJs, palhaças, advogadas e até sua excêntrica mãe ao ler a telegráfica dispensa amorosa. Entre as celebridades que aparecem no vídeo estão as atrizes Jeanne Moreau, Maria de Medeiros e Victoria Abril, que dá um conselho de mulher madura para Sophie: “Esqueça isso e me deixe dormir”, diz, enrolando-se nos lençóis e rindo.
Abaixo, a íntegra do email fatídico...

“Há algum tempo, venho querendo lhe escrever e responder ao seu último email. Simultaneamente me pareceria melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer de viva voz. Mas pelo menos será por escrito.

Como você pôde ver, não tenho estado bem ultimamente. É como se não me reconhecesse na minha própria existência. Uma espécie de angústia terrível, contra a qual não posso fazer grande coisa, senão seguir adiante para tentar superá-la, como sempre fiz. Quando nos conhecemos, você impôs uma condição: não ser a “quarta”.

Mantive o meu compromisso: há meses deixei de ver as outras, não achando obviamente um meio de vê-las, sem fazer de você uma delas. Achei que isso bastasse; achei que amar você e o seu amor seriam suficientes para que a angústia que me faz sempre querer buscar outros horizontes e me impede de ser tranquilo e, sem dúvida, simplesmente feliz e ”generoso” se aquietasse com o seu contato e na certeza de que o amor que você tem por mim foi o mais benéfico para mim, o mais benéfico que jamais tive, você sabe disso.

Achei que a escrita seria um remédio, que meu desassossego se dissolveria nela para encontrar você. Mas não. Estou pior ainda; não tenho condições sequer de lhe explicar o estado em que me encontro. Então, esta semana, comecei a procurar as “outras”. E sei bem o que isso significa para mim e em que tipo de ciclo estou entrando. Jamais menti para você e não é agora que vou começar. Houve uma outra regra que você impôs no início de nossa história: no dia em que deixássemos de ser amantes, seria inconcebível para você me ver novamente. Você sabe que essa imposição me parece desastrosa, injusta (já que você ainda vê B., R., …) e compreensível (obviamente…); com isso, jamais poderia me tornar seu amigo. Mas hoje, você pode avaliar a importância da minha decisão, uma vez que estou disposto a me curvar diante da sua vontade, pois deixar de ver você, de falar com você, de apreender o seu olhar sobre as coisas e os seres e a doçura com a qual você me trata são coisas das quais sentirei uma saudade infinita. Aconteça o que acontecer saiba que nunca deixarei de amar você da maneira que sempre amei desde que nos conhecemos, e esse amor se estenderá em mim e, tenho certeza, jamais morrerá. Mas, hoje, seria a pior das farsas manter uma situação que você sabe tão bem quanto eu ter se tornado irremediável, mesmo com todo o amor que sentimos um pelo outro. E é justamente esse amor que me obriga a ser honesto com você mais uma vez, como última prova do que houve entre nós e permanecerá único.

Gostaria que tudo tivesse tomado um rumo diferente.

"Cuide de você"

O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda. (Nelson Rodrigues)

CAMARIM

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terça-feira, 21 de julho de 2009

BANKSY GALLERY


A FALECIDA DE NELSON RODRIGUES REVISITADA POR ANTUNES FILHO

POR UM TEATRO NAO BURGUES, NÃO COLONIZADO, INQUIETO, PROVOCADOR, NÃO ACOMODADO, Ñ VENDIDO, INCORPORADO PELA POLITICA, UM TEATRO CAPACHO, MAS SIM UM TEATRO VIVO BASEADO na SIMBIOSE DE ARTES , estudo de filosofia, antropologia, ontologis, mix de tudo, bacante, celebrante, iconoclasta e não conformado





A FALECIDA vapt vupt
direção ANTUNES FILHO

Antunes relê Nelson Rodrigues
Inspirado pela videoarte, diretor apresenta no Festival de Rio Preto a peça A Falecida Vapt Vupt, sua versão contemporânea de um clássico.
Frequentador assíduo de exposições de arte, o diretor Antunes Filho ficou chapado, segundo suas próprias palavras, diante da mostra Cinema Sim - Narrativas e Projeções, que ocupou o Itaú Cultural no final do ano passado. Aquelas tecnologias de distorção, repetição e sobreposição de imagens, que discutiam a própria imagem, provocaram um choque criativo no encenador que buscou um texto clássico de Nelson Rodrigues para conceber seu mais recente espetáculo, A Falecida Vapt Vupt, um dos destaques do Festival Internacional de Teatro, que começa na quinta-feira, em São José do Rio Preto.

"Eu precisava colocar para fora a minha insatisfação com o teatro atual", comenta Antunes, um irrequieto senhor de quase 80 anos (completa em dezembro). "Afinal, por que o cinema pode sobrepor imagens e o teatro não?" Assim, ao contrário do modelo tradicional, em que uma luz conduz o foco narrativo do espectador durante uma montagem, em A Falecida Vapt Vupt são colocadas realidades paralelas convivendo no mesmo espaço, criando, às vezes, uma sensação de sonho, no qual nada faz muito sentido. "As cenas estão esparramadas, obrigando o espectador a procurá-las. É como se estivesse caminhando em uma rua: uma criança que canta, um cego que pede esmola, um acidente. Depois de alguns instantes, o espectador começa a perceber essa simultaneidade de cenas."

Para isso, Antunes concebeu como único cenário um bar, onde todos os personagens se reúnem. A encenação começa quando a atriz Bruna Anauate, no papel de Zulmira, circunda as mesas e, de repente, começa a bater palmas, diante do que seria a casa da cartomante Madame Crisálida. Trata-se da primeira cena de A Falecida, de Nelson Rodrigues, que conta a história dessa mulher, moradora de um subúrbio do Rio de Janeiro, casado com Tuninho, desempregado e fanático torcedor do Vasco da Gama. Convencida de que sofre "do pulmão" e de que vai morrer, Zulmira tem apenas um desejo. Quer o mesmo enterro de luxo que viu uma vez, quando criança, com cortejo e carros com penacho. Ela encarregará Tuninho de conseguir o dinheiro necessário à realização de seu sonho.




O texto é cáustico, amargo e também carregado de humor negro. E, se em Vestido de Noiva o dramaturgo inovou ao sobrepor o tempo presente com o onírico, em A Falecida ele acompanha os deslocamentos do cotidiano sem se concentrar em um único cenário - a fragmentação das cenas permite que seja breve a passagem de uma cena para outra e com o mérito de surpreender o essencial e suprimir os excessos. Ou seja, um manancial propício aos anseios artísticos de Antunes Filho.

"O que me interessa é mais a sensação que a compreensão imediata", afirma. "Quero discutir a expressão do teatro hoje. O mundo não é mais centrado como mostra o teatro, o cinema, a fotografia. A videoarte é a que mais se aproxima de um retrato da realidade frenética. O espectador pode escolher o que olhar."

Ele encontrou em A Falecida o texto que servisse a esse conceito. "Eu terminara de montar Senhora dos Afogados, também do Nelson, que ainda seguia uma linha clássica de fazer teatro e percebi meu enjoo com a encenação tradicional."

Na verdade, o mal-estar começara a se materializar antes, quando Antunes montou Foi Carmen, que reestreia amanhã, no Sesc Consolação. Trata-se de uma obra poética sobre o imaginário popular de Carmen Miranda. E, ao mesmo tempo em que estimula uma reflexão sobre o fetichismo e os estereótipos além dos arquétipos, Antunes faz ali seu primeiro estudo sobre o tempo. Em Foi Carmen, a encenação é cheia de vãos, de silêncios, e os movimentos são lentos, quase um haicai. "Já em A Falecida Vapt Vupt o próprio título diz tudo: alta velocidade, chegando a ter quatro ações no mesmo local", observa o encenador. "Uma montagem complementa a outra. Gosto de estudar o tempo como substantivo e o ritmo como adjetivo ou advérbio."

Em meio a esse frenesi, a plateia primeiro usufrui da emoção - a compreensão, segundo Antunes, vem depois, paulatinamente. "De madrugada, já em casa, o espectador vai se lembrar de instantâneos: um sanduíche sendo mastigado ali, o garçom servindo ali. É possível reinventar o espetáculo. Você se transforma em VJ de si mesmo."

Tal reação já foi sentida por públicos distintos, pois, antes de seguir para Rio Preto, onde será apresentado do dia 22 ao 24, A Falecida Vapt Vupt foi encenada no Recife, em março, e na cidade do Porto, em Portugal, em maio - em São Paulo, estreia no dia 14 de agosto, no Sesc Consolação. "Em Pernambuco, as pessoas viam a miséria humana de fora do teatro através do espetáculo, que aguçou sua sensibilidade e criou uma linha direta com o pensamento", conta Antunes, que tomou a liberdade de colocar um personagem que observa todas as cenas - trata-se do próprio Nelson Rodrigues, acompanhando a vida como ela é.

Ao longo de toda a montagem, um aparelho de rádio insiste em ficar ligado, transmitindo músicas de Cartola sem parar, recriando o ambiente típico do subúrbio carioca, onde o ritmo também é frenético. "É o reflexo da sociedade de consumo que não distingue classe social", observa o diretor. "Com isso, o espectador sai ativado do teatro, sentindo-se tão atordoado como fica no seu dia a dia."

Antunes reconhece que a sobreposição de realidades de Vestido de Noiva talvez o tenha influenciado inconscientemente, ainda que A Falecida escrita por Nelson não tenha a mesma simultaneidade. "Foi difícil processar internamente essa mudança", diz. "Muitos têm medo de sair da trilha. Não é meu caso: percebi que não posso mais lidar com o teatro da forma como vinha fazendo. Gostaria de refazer tudo que já fiz." Na impossibilidade, ele continua exercendo sua inquietude, agora trabalhando em O Triste Fim de Policarpo Quaresma, seu próximo projeto.

Tragédia carioca

A Falecida pertence às "tragédias cariocas", na classificação proposta pelo crítico Sábato Magaldi para a obra de Nelson Rodrigues. São textos que, ao contrário das peças "míticas" como Álbum de Família e Senhora dos Afogados, retratam de modo tenso, implacável, o cotidiano de figuras que o dramaturgo arrancou das ruas do Rio de Janeiro, cidade que adotou como sua (ele nasceu no Recife).

segunda-feira, 20 de julho de 2009



online

WAITING ON A FRIEND - ROLLING STONES


Assistir as garotas desfilando
não será a última coisa.
Eu só estou largado em frente à porta.
Eu só estou tentando fazer algum sentido.
Longe dessas garotas desfilando,
das histórias que elas contam dos homens.
Eu não estou esperando por uma garota.
Estou somente esperando por um amigo.

Um sorriso alivia um coração que lamenta
Lembre o que eu digo.
Eu não estou esperando por uma garota.
Estou somente esperando por um amigo.
Estou somente esperando por um amigo.

Eu não preciso de uma prostituta,
Eu não preciso nem de bebedeira
Não preciso de um padre virgem
Mas eu preciso de alguém para chorar.
Eu preciso de alguém para proteger.
Fazendo amor e partindo corações,
é o jogo para a juventude.
Mas eu não estou esperando por uma garota.
Estou somente esperando por um amigo.
Assistir as garotas desfilando
não será a última coisa.
Eu só estou largado em frente à porta.
Eu só estou tentando fazer algum sentido.
Longe dessas garotas desfilando,
das histórias que elas contam dos homens.
Eu não estou esperando por uma garota.
Estou somente esperando por um amigo.

Um sorriso alivia um coração que lamenta
Lembre o que eu digo.
Eu não estou esperando por uma garota.
Estou somente esperando por um amigo.
Estou somente esperando por um amigo.

Eu não preciso de uma prostituta,
Eu não preciso nem de bebedeira
Não preciso de um padre virgem
Mas eu preciso de alguém para chorar.
Eu preciso de alguém para proteger.
Fazendo amor e partindo corações,
é o jogo para a juventude.
Mas eu não estou esperando por uma garota.
Estou somente esperando por um amigo.